O Dia das Mães é uma data que remonta a séculos de tradição. A data – comemorada no Brasil no segundo domingo de maio – foi escolhida para homenagear aquelas que são, em sua maioria, as pessoas mais importantes da família. Então por que não aproveitar o dia para montar uma mesa especial e fazer uma refeição inesquecível? A produtora e organizadora de eventos Silvia Lopes montou uma mesa inspiradora para o Dia das Mães com produtos da Bergerson Presentes.

“A proposta da mesa do Dia das Mães é fazer uma mesa feminina, clássica e tradicional. Por isso, toda a louça selecionada é bem florida, com peças que remetem à tradição família, com uma padronagem mais delicada”, explica.

Para montar a mesa, Silvia optou por peças claras. “Geralmente a comemoração é realizada em um almoço, que pede peças claras e leves”, diz. Peças que agradam as mães mais tradicionais e que geralmente são encontradas no acervo familiar, como porta-guardanapos de prata também foram utilizadas. “São peças femininas, que todas as mães gostam”, salienta.

Como diferencial – e uma inspiração para todos os estilos de mesa – Silvia usou, no lugar dos nomes marcados nas mesas, palavras que remetem a essa data especial, como gratidão, respeito e bondade. É uma forma de homenagear as matriarcas das famílias com adjetivos que lembram o que elas representam e também uma maneira de tornar o evento mais personalizado.

O Dia das Mães é uma comemoração milenar. A mais antiga celebração foi registrada na Grécia Antiga quando, no início da Primavera, os gregos festejavam a Mãe dos Deuses, Rhea. Já nos tempos modernos, a comemoração como se vê atualmente, começou nos Estados Unidos, como sugestão da ativista Ann Maria Reeves Jarvis, que fundou em 1858 os Mothers Days Works Clubs.

 

Mas foi a filha de Jarvis, a metodista Anna Jarvis que criou, em 12 de maio de 1907, memorial em homenagem à mãe, que morreu dois anos antes, e fez uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. No dia 8 de maio de 1914, então, foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, oficialmente o Dia das Mães, que passou a ser comemorado no segundo domingo do mês de maio. Assim, o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914.

Somente anos depois, em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que o dia fizesse parte também no calendário da Igreja Católica, fazendo com que o data passasse a ser comemorara oficialmente no Brasil. Esquecendo as formalidades, porém, o Dia das Mães é um momento de celebração. Então, que tal fazer com que esse dia seja inesquecível? Passe na Bergerson Presentes e inspire-se!

Confira os produtos utilizados na mesa produzida por Silvia: Taças Strauss, em cristal lapidado; Copos Moser, em cristal; aparelho de Jantar Prouna, com acabamento em ouro 24 quilates; castiçais Saint James, banhado a prata; jarra para água Christofle, em cristal;  jarra para água Sheffield, banhada a prata; Molheira Fracalanza, banhada a prata;  faqueiro Pearl, banhado a prata; argolas de guardanapo Wolff, banhado a prata; descansos para talheres, banhado a prata e  bandeja da Silverlux.